José Carlos Libâneo - Algumas Obras


O livro discute questões relacionadas com o campo teórico da Pedagogia, a prática educativa como seu objeto, a relação com as demais ciências da educação, a identidade profissional do pedagogo e seu papel diante das realidades contemporâneas.




A presente coletânea reúne textos alicerçados na pesquisa e nas práticas dos professores da área de Educação. Seus autores são docentes-pesquisadores de diversas especialidades, dedicados a pensar e sistematizar experiências que busquem facilitar o domínio das teorias emergentes pelos alunos, preparando-os para um mundo em permanente mudança. Cada texto desta coletânea alude ao desafio de explicar e sistematizar a multiplicidade de referências que prenuncia uma diferente era. Os leitores encontrarão nesta coletânea uma revisão crítica das teorias pedagógicas modernas em face do embate entre modernidade e pós-modernidade e uma tentativa de agrupamento das correntes pedagógicas contemporâneas. 






A Didática é tratada neste livro como ramo de estudo da pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sociopolíticas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. José Carlos Líbano propõe o estudo sistemático da Didática com teoria do processo de ensino de modo a unir a preparação teórica e prática na formação profissional do professor.
Constitui-se, assim, como disciplina integradora que, ao buscar os conhecimentos teóricos e práticos da Teoria da Educação, Psicologia, Sociologia e Metodologias específicas das matérias de ensino, generaliza princípios, condições e meios que são comuns e básicos para a docência de todas as matérias escolares. 







           José Carlos Libâneo insere-se no movimento dos educadores interessados em discutir e viabilizar políticas e ações em torno da Escola Pública Democrática, enquanto instância ligada ao esforço coletivo de democratização da sociedade como um todo. Sua proposta enfatiza a importância do trabalho docente na escola, o que requer um esforço de juntar a teoria e a pesquisa à prática dos professores, de modo que esta traduza a crítica em respostas necessárias a democratização da escola pública.





Este livro proporciona aos futuros professores e gestores dos sistemas de ensino e das escolas bases conceituais para uma análise dos aspectos sociopolíticos, históricos, legais, pedagógicos, possibilitando uma visão crítico-compreensiva dos contextos em que os profissionais da educação exercem suas atividades.







Nas sociedades pós-industriais ocupam lugar central a informação e o conhecimento. Emergem no âmbito da produção e das instituições novas formas de trabalho, entre elas o trabalho intelectual, o trabalho interativo, o trabalho comunicacional. As transformações atingem em cheio as escolas e o trabalho dos pedagogos e professores, suscitando rearranjos no seu papel. Este livro discute os dilemas emergentes dessas novas realidades, identifica novas exigências educacionais e, principalmente, procura pensar proposições assertivas sobre a escola e os professores dentro de um projeto emancipatório de educação.