José Carlos Libâneo - Concepções de Escola, Ensino e Aprendizagem.





   O professor José Carlos Libâneo faz uma reflexão criteriosa sobre a teoria Educacional no Brasil faz uma reflexão criteriosa sobre a teoria Educacional Brasileira. No artigo deste material procuramos analisar e identificar as raízes de alguns modelos educacionais que informam a pratica pedagógica em nosso país.

  Iniciamos com o modelo tradicional, passando pela escola nova, pela pedagogia libertadora e libertadora, o autor Carlos Libâneo aponta os fundamentos filosóficos e os pressupostos básicos de cada uma delas. Assim, reproduzindo, na medida em que irá se relacionando os fundamentos da educação as diferentes propostas didáticas - pedagógico, permitindo ao leitor conhecer o modelo de ensino-aprendizado do aluno, de professor, de interação de em apoia. Dando esse conhecimento instrumentalizado.

      É uma leitura básica as disciplinas relacionadas a área de Fundamentos da Educação, Didática e Metodologia de Ensino. Para todos aqueles que se preocupam com a construção de uma instituição escolar popular com uma nova proposta de escola.







         José Carlos Libâneo, educador e conferencista renomado, dedicou quase toda a sua vida a uma reforma educacional nas instituições públicas, com o objetivo de torná-las mais abrangentes e não reprodutoras, onde o ensino não fosse ministrado com fins adequativos e modeladores, mas dentro de perspectivas de resistência e transformação.

    Em seu livro “Democratização da Escola Pública – A Revisão Crítico-Social dos Conteúdos”, o autor reúne textos proferidos, anteriormente, em palestras realizadas em vários pontos do país. Na obra José Carlos Libâneo traça um panorama ideológico das diversas correntes pedagógicas existentes, fazendo a anatomia das concepções de cada uma delas. Ele expõe, inclusive, a aspiração da corrente progressista libertadora, da qual é partidário, defendendo um modelo de escola mais voltada para as classes menos privilegiadas, na qual os métodos de ensino fossem elaborados com o objetivo único de acordar a consciência crítica no educando a fim de despertá-lo para a sua condição de oprimido e proporcionar a ele subsídios para que venha a se tornar um agente transformador da sociedade. A educação preconizada por Libâneo é politicamente engajada, preocupada com os desníveis sociais e comprometida em fazer do ensino mais um instrumento de luta para mudanças sociais profundas.